Cinco problemas na administração de condomínio.

Cinco problemas na administração de condomínio.
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter

Cinco problemas que administradores de condomínio precisam resolver.

     Administrar um condomínio não é assim uma tarefa fácil, são muitos aspectos envolvidos em sua gestão, como por exemplo, segurança, logística,  equipes, manutenção predial, financeiro, etc. e frequentemente o administrador acaba por enfrentar problemas relacionado a alguns destes aspectos. Vamos citar aqui, cinco problemas que um administrador pode enfrentar e quais soluções podem ser adotadas.

Segurança

Um dos principais problemas a serem resolvidos na administração de um condomínio é com relação à segurança. O administrador precisa garantir que não haja acessos não autorizados ao condomínio, prevenindo assim qualquer possibilidade de risco aos moradores, funcionários e colaboradores. Sendo assim uma das soluções é adotar medidas para que toda a equipe de segurança esteja preparada para prover essa garantia, e um bom treinamento é uma dessas medidas. Quando se tem uma equipe de segurança treinada e altamente capacitada, minimizam-se consideravelmente os riscos. Você possui uma equipe de segurança treinada e altamente capacitada?

Gestão de equipes

Gerenciar equipes também é uma tarefa que pode trazer muitos problemas, pois existem equipes em diversas áreas e departamentos e cada uma com suas tarefas e objetivos específicos, tornando assim  a gestão dessas equipes,  um tanto quanto complexas e cheia de desafios. Uma das soluções mais práticas para gerenciamento de equipes é adotar o modelo de negócio de terceirização de serviços, sabendo-se que, algumas equipes precisam ser mantidas com colaboradores internos. Geralmente contratam-se serviços de terceiros para atividades-meio, ou seja, atividades que não estejam diretamente relacionadas com o core business da empresa, deixando assim, a gestão dessas equipes pela empresa contratada, ficando sob a responsabilidade do administrador gerir e acompanhar os serviços prestados.

5 problemas enfrentados por administradores de condomínio.

Você já terceiriza alguns setores de seu condomínio, como por exemplo, serviço de limpeza, conservação e manutenção?

Custos elevados

A administração financeira também pode ser um grande problema para administradores, pois precisam controlar as contas e reduzir os custos, afinal de contas, todos trabalham para ter um dinheiro sobrando ao final do mês, e na administração de um condomínio, essa sobra pode ser utilizada para realização de investimentos e melhorias.  Uma boa prática para a redução de custos é analisar todos os aspectos que estão gerando desperdícios e  gastos desnecessários e adotar medidas para redução dos mesmos, como por exemplo, consumo excessivo de água devido a vazamentos, gastos com energia elétrica devido a lâmpadas acessas desnecessariamente e manutenção frequente por uso de materiais sem qualidade.  A adoção de medidas para corrigir esses problemas reduzirá bastante seus custos. Outra forma de reduzir os custos é a contratação de serviços terceirizados, desonerando sua administração dos encargos trabalhistas e ainda melhorando a qualidade do serviço.

Conflitos Internos

5 problemas enfrentados por administradores de condomínio.

Os conflitos internos também é um dos problemas enfrentados por administradores. Todo local onde existe uma comunidade uma hora ou outra acaba gerando conflito entre seus participantes.  Em um condomínio não é diferente, pode ser um conflito por motivo de vaga de estacionamento, barulho excessivo ou fora de horário, por causa de um animal, por ocupação do local de festas. Para minimizar esses conflitos a principal ferramenta são as normas que regem o condomínio e se as mesmas não estão sendo seguidas, a solução é o diálogo franco e aberto com as partes envolvidas de modo a resolver definitivamente o problema.

 

Comunicação

A comunicação pode gerar muitos problemas se as informações não forem transmitidas de forma clara, objetiva e sempre que houver necessidade de atualização. Portanto, programar assembleias e motivando  os moradores a comparecerem é uma boa prática, apesar da falta de tempo com a correria do dia a dia ser sempre uma desculpa, nesse caso a solução orientar os moradores a enviar a pessoa (no caso de mais de uma pessoa na família) que estiver disponível no dia para participar da assembleia, e para quem mora sozinha, não tem outro jeito senão pedir para reprogramar sua agenda. Mas de modo geral, a comunicação em um condomínio, quando a informação tem grande relevância, deve ser transmitida a todos, seja através de assembleia, por meio de avisos ou cartas enviadas aos moradores de modo que todos tomem ciência do que ocorre no ambiente onde convivem e não usem a falta da informação com desculpa.

5 problemas enfrentados por administradores de condomínio.

Logicamente que poderíamos abordar outros tópicos problemáticos aos administradores, como por exemplo, a inadimplência, mas abordamos alguns dos quais consideramos também importantes. 

Caso você seja um administrador de condomínio, entre em contato conosco, venha tomar um café e bater um papo, pois sabemos que podemos ajudá-lo a solucionar essas questões.

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Cinco problemas na administração de condomínio.

Enviando Comentário Fechar :/